2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Novo Roteiro turístico de Estância é apresentado em evento que reuniu autoridades, empresários e trabalhadores do segmento do turismo na região

Fonte: Prefeitura de Estância
26/01/2021 às 19h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Durante a manhã desta terça-feira, 26, equipes do SEBRAE Sergipe realizaram o lançamento do projeto “Caminhos Estancianos”, um novo roteiro turístico que está foi preparado para agraciar, além das riquezas naturais tão bem exploradas, o potencial cultural, gastronômico e arquitetônico da área urbana de Estância, unindo o litoral e a cidade em uma perspectiva de encantos múltiplos pertencentes à Terra do Barco de Fogo, fazendo com que a cidade de Estância passe a viver literalmente o turismo em várias vertentes, aumentando o emprego e renda, proporcionando o crescimento econômico e fortalecendo as comunidades produtoras do turismo local. O evento contou com a participação do Prefeito Gilson Andrade e o vice André Graça; vereadores, o Diretor Técnico do SEBRAE- SE, Emanoel Sobral, empresários do segmento turístico, guias de turismo, agentes culturais, representantes do SEBRAE Sergipe e Estância; imprensa, Bombeiro Civil, bugueiros e tantos outros empreendedores do turismo.

“Vamos fazer de Estância o destino preferido dos turistas que visitam Sergipe. Vamos trabalhar para que Estância não se restrinja apenas ao Carnaval e ao mês de junho, que possamos vender os caminhos estancianos todos os dias. Nós estancianos temos hoje esta obrigação de fazer todo este envolvimento e buscar alternativas para que possamos transformar a nossa cidade, gerando emprego e renda com esta indústria sem chaminés, o turismo”, destacou o Prefeito Gilson Andrade durante discurso de abertura do evento.

Bianca Espiridião, Analista Técnica do SEBRAE, destacou que o projeto foi fruto de um curso realizado no ano passado, onde fora dada esta missão ao grupo de jovens ligados ao turismo, alunos do curso de gestão ágil para análises de roteiros turísticos, onde foram analisados os roteiros já existentes e proposto a criação de novos roteiros que agregassem valor ao território sergipano.

Sirleila Pinheiro, turismóloga estanciana que trabalhou na construção do projeto, destacou que a intenção é fazer com que o fluxo de turistas que já visita o litoral possa também ser transferido para a área urbana, contemplando assim a rede hoteleira e o comércio em geral do município.

“A gente trabalhou muito com esta parte do recorte mais macro do município, que a ideia de fato era trazer essa circulação de turistas que estavam presentes no litoral, na Praia do Saco, Praia das Dunas, Abais e Lagoa dos Tambaquis, que já consomem esses atrativos, para que eles possam vir para a área urbana, para que pudéssemos contemplar essa parte histórica e cultural do município de Estância.”

O vereador Misael Dantas, presidente da Câmara de Vereadores de Estância, destacou a importância do legislativo e executivo municipal abraçar esta proposta de viralização das belezas e encantos da cidade para que o município possa ampliar ainda mais suas vertentes turísticas e alavancar com isso a economia.

Allan Alberto, Secretário Adjunto da Cultura e Turismo, destacou a relevância do momento. “Estamos buscando induzir um novo momento para o turismo de Estância, oportunidade onde o SEBRAE desenvolveu este roteiro e nós fomos buscar este projeto para apresentarmos aos empreendedores de turismo, aos gestores e prestadores de serviços do turismo para que eles possam dialogar com o SEBRAE para buscar a implantação em curto prazo desse roteiro com o apoio do município”, disse.

Após a apresentação, foi aberto um prazo para que os interessados, pessoas que trabalham com segmentos do turismo em Estância, possam fazer seu cadastro junto ao SEBRAE para que seus empreendimentos possam ser incluídos nesse roteiro que será finalizado posteriormente e colocado à disposição das agências de viagens.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação