2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SECULT debate com IPHAN processo de reconhecimento do Barco de Fogo como Patrimônio Imaterial do Brasil

22/01/2021 às 15h29

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult), deu início às tratativas com a Superintendência Estadual do Instituto do patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), para o processo de reconhecimento do Barco de Fogo como Patrimônio Material e Imaterial do Brasil.

A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, na sede do órgão em Aracaju. Na oportunidade, a Secretária Municipal da Cultura e Turismo Lidiane Nobre, foi recebida pelo superintendente Estadual do órgão, Diego Passos. Oportunidades em que foram debatidos os trâmites legais para que seja realizado o tombamento do Barco de Fogo.

"Estância possui uma manifestação cultural única, que encanta todos. Aliado a isso, o seu processo de fabricação envolve uma engenharia complexa que é feita por pessoas simples. A nível municipal e estadual, o Barco de Fogo já é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Povo Sergipano. A nossa luta é para que o nosso Barco de Fogo obtenha o reconhecimento como patrimônio Imaterial dos Brasileiros", frisou Lidiane.

Sobre o Barco de Fogo ⛵🔥

O Barco de Fogo é um bem histórico e cultural feito artesanalmente, de cunho tradicional, ligado ao ciclo junino. Produzido exclusivamente em Estância, o bem cultural em sua origem data do inicio do século XX, criado por Chico Surdo. Confeccionado em madeira leve e revestido com papel colorido, o Barco de Fogo mede cerca de 1 metro de comprimento. Para assegurar o seu deslocamento ele é impulsionado por 4 espadas, e corre sobre um fio de aço de trezentos metros, preso a duas “tesouras”. Durante a sua ida e volta o Astro-Rei deixa um rastro de luzes e cores, que encanta estancianos e turistas durante os 30 dias dos festejos juninos.

Pelo seus simbolismo, O Barco de Fogo faz parte do calendário cultural do município de Estância, tendo o dia 11 de junho considerado como o Dia do Barco de Fogo, data de nascimento de seu criador, Chico Surdo.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação