2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Nota Pública - Secretaria Municipal da Saúde - 30/06/2020

Fonte: SECOM Estância
30/06/2020 às 12h36

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nota Pública - Secretaria Municipal da Saúde

Para tornar mais ágil a detecção da Covid-19 e contribuir com a implantação de medidas de controle no município, a Prefeitura de Estância designou uma Unidade Exclusiva para atendimento de casos suspeitos de Coronavírus.

O município foi o primeiro no Estado a designar uma Unidade para tal fim. E desde então atende e orienta a população.

Nos últimos 15 dias, foi notado um aumento substancial da procura da população manifestando o interesse em fazer o teste, aumento esse que se reflete em todo o Estado.

Em virtude disso, a Unidade Sentinela que fazia em média 20 coletas diárias, passou a fazer em média 45 coletas. Além de outras 20 coletas no Hospital Jessé Fontes.

É importante reforçar que nem todos os pacientes que procuram a Unidade manifestando o interesse em realizar o teste, estão clinicamente indicados para tal.

Na rede pública de Saúde são realizados dois tipos de testes. O método RT-PCR, que é realizado através da coleta swab (secreções nasofaríngea e orofaríngea), e o Teste Rápido que é feita pela coleta de sangue. Ambos os testes são coletados em dias diferentes e só podem ser feitos em pacientes sintomáticos, uma vez que a rede estadual não oferta o teste de sorologia, único teste que é possível detectar a presença do vírus em pacientes assintomáticos.

Por isso é de fundamental importância seguir este fluxo de atendimento:

1) Procurar o primeiro atendimento na unidade da área de referência;

2) Identificada a necessidade, a equipe da área faz o contato com a equipe Sentinela, regulando o paciente de forma adequada;

3) Caso o paciente queira fazer o contato direto deverá ser feito por telefone (3522-4598) e seguir conforme triagem as orientações.

4) A obediência a esse fluxo é essencial para uma triagem eficaz, realizar o teste no período adequado e para que o serviço seja feita do forma que não gere transtornos aos usuários e para que não ocorram aglomerações.

Por fim, a Secretaria reforça que desde o início da pandemia já foram realizados 1.900 testes na população. Isso significa que Estância realizou um teste para cada 37 habitantes. Esta média é superior aos números do Estado que realizou 1 teste para cada 46 habitantes, e superior a municípios de maior porte que apresenta média de 1 teste para cada 80 habitantes. Dessa forma, Estância segue entre as cidades que mais tem realizado testes no Estado. Justamente para evitar que pessoas infectadas possam disseminar o vírus entre a população.

Estância, 30 de Junho de 2020

Secretaria Municipal da Saúde de Estância

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação