2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Cooperativa de Reciclagem de Estância completa um ano mudando vidas, gerando renda e bem estar

Fonte: SECOM / Estância
30/04/2020 às 11h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Incentivada desde o início da sua criação pelo poder público municipal, a COOPERE, Cooperativa de Reciclagem de Estância, completa nesta quinta-feira,30, seu primeiro aniversário. Um ano proporcionando muito mais que renda para 10 famílias, mas também, garantindo direitos, bem estar e dignidade para estes trabalhadores que saíram do lixão, receberam capacitação e estrutura e agora garantem o sustento das suas famílias em um ambiente totalmente diferente da realidade vivida até então.

“A reciclagem é um projeto que me deixa muito orgulhoso, afinal, conheço a história de vida de muitos desses cooperados desde quando eles trabalhavam no lixão. Por muito tempo tentamos uma forma de retirá-los de lá, e quando assumimos a prefeitura começamos a trabalhar neste sentido. Hoje eles recebem um salário digno, tem direitos garantidos, como o INSS e estão em um local menos insalubre”, disse o prefeito Gilson Andrade.

“É com muita alegria que a gente vê a conclusão desse primeiro ano da execução da coleta seletiva, um processo que começou muito tempo antes, onde trabalhamos na organização da documentação deles, na conscientização e o incentivo para que eles pudessem iniciar a atividade de coleta seletiva de forma organizada, e durante todo esse tempo de preparação foi fundamental o apoio do poder público municipal, através do Prefeito Gilson Andrade, que disponibilizou recursos para que este projeto pudesse ocorrer, a exemplo da compra do caminhão, um investimento de aproximadamente 180 mil reais, além do aluguel do galpão, o combustível do veículo , motorista e toda a estrutura que a secretaria de meio ambiente proporciona para que esta atividade ocorra e que pudesse chegar a números que nos deixam muito orgulhosos, chegando ao patamar de 238 mil kg de materiais recicláveis que foram retirados das ruas, materiais que se transformaram em renda para estes antigos catadores do lixão, hoje cooperados”, destacou o Secretário Denner.

A Coleta Seletiva conta com o apoio e a colaboração do comércio e da indústria local que tem se somado à iniciativa e disponibilizado material para a cooperativa, que diariamente recolhe os recicláveis não só nas ruas, mas também, nos estabelecimentos parceiros.

"Hoje em dia a gente tá podendo comprar muitas coisas que não podia comprar antes. Celular bom, roupa boa, consertar a casa. Tem coisa que a gente não comia antes e que come hoje. A renda só depende da gente e da colaboração das pessoas que separam o material. Hoje a gente ganha em torno de mil a mil e trezentos reais e temos que agradecer o apoio que a Prefeitura de Estância nos dá, através da Secretaria de Meio Ambiente, um apoio ideal, através da doação do caminhão, do combustível, energia, motorista, , o aluguel do galpão e ainda disponibiliza uma engenheira de produção, além disso nosso INSS que é recolhido, e isso é uma garantia para nosso futuro”, disse Edinara Modesto, catadora de recicláveis cooperada.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação