2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Aberta a exposição Arte em Família, Herdeiros de Judite

Fonte: Secom PME
20/05/2021 às 16h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O talento da saudosa escultora Judite Melo foi reverenciado nesta quinta-feira (20) pela Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria da Cultura e Turismo, quando promoveu ato de abertura da Exposição “Arte em Família – Herdeiros de Judite”, em que foram exibidas obras confeccionadas por Rosa Melo, Jonas Melo e Edgar Neto.

“É uma amostra do rico trabalho da prole de Dona Judite Melo, filhos e neto que aprenderam com ela arte de modelar o barro, agora trazem este belíssimo trabalho exposto aqui no Memorial da Cultura Estanciana. Isso é para que a gente possa manter viva essa cultura que Dona Judite tão bem fazia e que passou para os seus descendentes para que seja perpetuada a história dessa artesã extraordinária”, acentuou o prefeito Gilson Andrade.

O trabalho de Dona Judite alcançou outros estados e países. Diante da sua expressiva arte, sempre se manteve generosa, humilde e jamais se afastou de Estância, da Rua Zeca do Forte, onde manteve o seu ateliê, no Bairro Cidade Nova, onde também era homenageada com auditório público que levava o seu nome (Auditório Judite Melo).

Há poucos dias o prefeito Gilson Andrade fez a entrega de 11 ruas pavimentadas e batizou de Residencial Judite Melo.

“Isso é uma demonstração do respeito que a nossa gestão tem e que qualquer outra gestão deverá ter por aqueles que tanto contribuíram com o nosso município, como Dona Judite”, disse o prefeito.

Por fim, o prefeito reconheceu o trabalho da secretária da Cultura e Turismo, Lidiane Nobre. “Em momentos tão difíceis como este de pandemia, ela consegue demonstrar sua competência com toda a sua equipe buscando valorizar os nossos artesãos, nossos artistas, todos aqueles que fazem elevar a cultura estanciana”, externou Gilson Andrade.

Para a escritora e cordelista Salete Nascimento, Judite Melo merece todas as homenagens possíveis. “Judite Melo foi essencial para a cidade, sua obra fez Estância ser vista como um celeiro de grandeza artística e cultural. Eu parabenizo a gestão municipal pela brilhante iniciativa”.

Nessa exposição os artistas Rosa Melo, Jonas Melo e Edgar Neto são contemplados pela Lei Aldir Blanc, bem como o artista Francisco Cardoso que se apresentou na abertura por meio de live musical; de igual modo o Grupo Levita e Cardoso Rangel que apresentaram “Sons que Elevam a Alma” e Victória D’Almas que apresentou sarau poético “Mulheres di Versos”. O Município tem garantido apoio e incentivo a estes e outros artistas neste momento de pandemia do novo coronavírus por meio da Lei Aldir Blanc.

Fizeram-se presentes: prefeito Gilson Andrade, presidente da Câmara Municipal, Misael Dantas, vereador Kaíque Freire, poetisa e escritora Salete Nascimento; membros da Academia Estanciana de Letras; membros do Clube dos Poetas Estancianos.

A exposição está aberta das 09h às 13 horas, até o dia 28 do mês em curso.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação