2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Prefeitura de Estância inicia projeto executivo para implantação da sinalização náutica na área da Praia do Saco

05/10/2022 às 15h47

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância avança na profissionalização do turismo em seu litoral. Na manhã desta quarta-feira, 5, deu início ao projeto executivo para implantação da sinalização náutica na área da Praia do Saco. Após a conclusão do estudo, o município terá a autorização da Marinha para implantar a sinalização  da área de banho e de embarque e desembarque de lanchas, dispositivos rebocados, e dispositivos individuais como pranchas esportivas. 

De acordo com Técnico em Sinalização Náutica Manoel Ângelo, a segurança do banhista é o objetivo principal do Ordenamento Náutico. "A salvaguarda da vida humana no mar é o principal objetivo do Ordenamento Náutico. Através desse estudo, será delimitado a área de banhista e área de embarcações e esporte e recreio. O Balizamento é feito com flutuadores, boias  na cor amarela e placas de sinalização e advertência. Após essa sinalização,  nenhuma embarcação poderá adentrar nessa área delimitada", explicou Ângelo. 

O Secretário Adjunto da Cultura e do Turismo Allan Alberto, acompanhou o início dos estudos e falou sobre o longo processo para que o município pudesse implantar a sinalização náutica. "Após um intenso trabalho junto as secretarias do Meio Ambiente, Departamento da Defesa Civil da Secretaria da Defesa Social e com um alinhamento com a Capitania dos Portos de Sergipe, recebemos a autorização da Marinha para fazer o Ordenamento Náutico da Praia do Saco. Logo após o recebimento da autorização realizamos a contratação de uma empresa que tem now-hall na elaboração de estudos náuticos. Esse trabalho também já foi executado em outros destinos turísticos consolidados no Nordeste, a exemplo da Barra de São Miguel, Praia do Francês entre outros. Esse importante instrumento mostra a disposição do Prefeito Gilson Andrade em profissionlizar o turismo, com legislação, e com segurança para o turista que nos visita", declarou.

A Guia de Turismo Rosângela Santos reconheceu a importância do trabalho de Ordenamento Náutico. "Agente que trabalha com o turismo fica mais tranquilo ao saber que o município tem essa preocupação com a segurança dos banhistas. Nós recebemos turistas principalmente das regiões sul e sudeste, e Estância é um dos principais destinos turísticos do nosso Estado. E a sinalização náutica é muito positiva para garantir mais segurança na hora do banho e embarque. Com áreas bem separadas e delimitadas deixa o turista mais tranquilo para aproveitar as belezas do litoral estanciano", disse.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação