2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância busca parceria com Biofábrica da Bahia de olho na cultura do Maracujá

Fonte: Secom PME
24/02/2021 às 22h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última segunda-feira (22), o secretário adjunto de Meio Ambiente, Carlos Blinof, a convite do presidente da ASTN (Associação das Indústrias Processadoras de Frutos Tropicais), Etélio Prado, visitou a Biofábrica de Ilhéus/BA, empresa com expertise no ramo de melhoramento genético de plantas frutíferas, visita que se deu juntamente com a Britvic Ebba (fabricante britânica de sucos que opera no Brasil).

A Prefeitura de Estância, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, manifestou interesse em ser parceira da Biofábrica na produção de mudas do maracujá.

De acordo com Carlos Blinof, um novo material genético de maracujá mudará a economia da região de Estância. “Estamos buscando excelência na produção de mudas de qualidade, de melhoramento genético, para que a prefeitura distribua um material mais produtivo, mais precoce e mais resistente a doenças. Essa parceria vai trazer o desenvolvimento econômico para toda a região sul sergipana no que tange a produção de maracujá”, acentua o adjunto.

“Nossa Biofábrica tem o compromisso de apresentar produtos de qualidade e não será diferente com o maracujá, considerando que temos expertise em várias plantas frutíferas, como o cacau. A nossa expectativa é a melhor possível de que no menor espaço de tempo nós teremos materializado essa parceria e o compromisso com a agricultura baiana, sergipana, nordestina e brasileira”, concluiu Jackson Moreira, diretor da Biofábrica.

O instituto, que é vinculado ao Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, armazena cerca de 4,8 milhões de plantas. Atualmente, produz dez variedades de mudas frutíferas, além de essências florestais e mandioca.

A visita foi oxigenada com as presenças da ASTN e da Britvic Brasil, com objetivo similar ao de Estância que é estudar a possibilidade de uma parceria com o fito no melhoramento genético do maracujá.

Secom PME.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação