2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Cultura do caju- anão precoce é estudada para ser implantada em Estância

Fonte: Secom PME.
09/02/2021 às 10h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Visando trazer para o município de Estância a cultura do caju-anão precoce, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Blinof, visitou esta semana a Estação Experimental da EMBRAPA, em Pacajus (CE), empresa que possui expertise na especialidade da cultura de cajus, onde se concentram os técnicos mais renomados do país. Recente experimento da Embrapa com a cultura do citado caju mostrou produtividade três vezes maior do que a média registrada em 2019 no Ceará.

O secretário também visitou a propriedade do senhor Nogueira, em Ocara, município distante 70 quilômetros de Fortaleza, onde conheceu o plantio de Caju-Anão Precoce, CP-76. “Já está no final da safra e os grandes cajueiros já não apresentam mais frutos, diferente do Caju CP-76 (caju-anão) que é o primeiro a produzir e o último ainda a ter frutos; além de apresentar um fruto bonito no tamanho, possui uma castanha expressiva”, salienta Blinof.

Além do aspecto econômico, os produtos derivados do caju, lembra o secretário, apresentam elevada importância alimentar. O caju contém cerca de 160 a 387 mg de vitamina C, 14,70 mg de cálcio, 32,55 mg de fósforo e 0,575 mg de ferro por 100 mL de suco.

A exploração do cajueiro anão precoce está voltada para o consumo do fruto in natura, bem como no aproveitamento total do pedúnculo na indústria de sucos, doces, cajuínas e outros derivados. O caju-anão precoce se adapta facilmente em nossa região, salienta o secretário.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem trabalhado no sentido de levar às famílias dos pequenos produtores rurais políticas de apoio à agricultura familiar, com a cessão de horas de trator, distribuição de sementes, vacinação de animais equinos, construção de poços artesianos e abastecimento de água por meio de carro-pipa quando se faz necessário.

Através da Secretaria de Urbanismo tem dado assistência à iluminação pública, podas de árvores, coletas de entulhos, bem como por meio da Secretaria de Infraestrutura tem atuado na conservação das estradas e pontes.

Secom PME.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação