2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

PREFEITURA RECUPERA ESTRADAS VICINAIS E BENEFICIA COMUNIDADES DO MUNICÍPIO

Fonte: Secom PME
23/02/2021 às 15h48

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Governo Municipal de Estância tem tido um olhar especial para as estradas vicinais do município. As estradas vicinais são vias não pavimentadas que são usadas como principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos.

Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permitem que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação, turismo, lazer e do comércio de centros urbanos, bem como, permitem a chegada de insumos aos centros produtivos e também a saída de produtos, principalmente da agricultura familiar.

A Prefeitura de Estância é ciente da importância que essas vias representam para os ruralistas, produtores, agricultores. Assim sendo, tem colocado a Secretaria de Infraestrutura, com todo o seu aparato de máquinas, para revitalizar e aparelhar as estradas dos mais de sessenta povoados, assentamentos e colônias, existentes.

De acordo com o senso do IBGE de 2010, a população estanciana estimada para 2020 é de 70 mil habitantes; desse total, cerca de 10.500 pessoas habitam na zona rural, 15% da população.

A Administração Municipal tem atendido com primazia esse percentual da população estanciana, elencando ações, extremamente importantes, como recuperação e construção de pontes, revitalização das estradas, reformando e construindo unidades de saúde, promovendo a pavimentação de colônias, fazendo a reposição da iluminação pública, entre outras.

Para aparelhar esse trabalho, foram adquiridos três Patróis, uma Retroescavadeira, um Trator Compactador, duas Caçambas, um Caminhão Pipa, um Caminhão Plataforma, um Trator Agricultura. “Com esse maquinário a prefeitura consegue, através da Secretaria de Infraestrutura, efetuar um excelente serviço de melhoria das estradas”, ressalta o diretor de Estradas, Albertino Fonseca.

Nos povoados

Nos últimos dias o trabalho alcançou os assentamentos Fusquinha e Maravilha; os povoados São João, Massadiço, Miranga, Calumbi e já está agendado o Assentamento Geraldo Garcia. Neste momento estão em andamento as obras de construção do Acesso à Colônia Entre Rios (pista de desaceleração) na qual são investidos R$207.859, 40, recursos próprios, e tem como objetivo garantir segurança de trafegabilidade dos moradores da localidade ao adentrarem à BR-101, nas proximidades do Povoado Calumbi.

A prefeitura está em um ritmo intensivo de trabalho para a recuperação das estradas vicinais. A revitalização das referidas vias é uma das metas da atual Administração Municipal. As obras têm a aprovação dos moradores rurais. Com estradas recuperadas, melhora a trafegabilidade, a população rural pode se deslocar para outras localidades com conforto e segurança. O escoamento da produção rural também sai ganhando.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação