Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Nesse período é proibida a captura e comercialização do crustáceo
Com o objetivo de garantir a recuperação da população natural da espécie do caranguejo-uçá, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), alerta os catadores e comerciantes sobre o primeiro período do defeso de 2022 que se estende até o próximo dia 8 de Janeiro.
Durante esse período, o crustáceo entra na fase de reprodução (popularmente conhecido como andada), época em que fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie nos estados de Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia de acordo com a Portaria 325/2020.
Defeso
O período de defeso do caranguejo-uçá (ucides cordatus) ocorre em períodos de lua nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude. Se não houver o defeso as espécies ficam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação da espécie.
Neste ano, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em cinco datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia. O próximo defeso ocorrerá de 2 a 7 de fevereiro, quando novamente haverá lua nova. O terceiro período será de 3 a 8 de março, com mais uma lua nova e o último defeso será de 19 a 24 de março, na lua cheia.