2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância promove mais uma formação para profissionais que lidam com as crianças nas creches do município

Fonte: SEME
16/06/2021 às 19h38

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A população estanciana é o maior bem do município e quando se trata de bebês e crianças o peso ou importância dos cuidados com este bem redobram, por isso, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou nesta quarta-feira,16, no auditório da SEME, o 2º Ciclo de Formação Continuada com as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADIs, profissionais que lidam diariamente com as crianças nas creches e que nesta quarta tiveram a oportunidade de absorver conhecimentos sobre a alimentação saudável e a saúde bucal. As palestras foram ministradas pela nutricionista Laís Cristina e pela odontóloga Danila Figueiredo.

“Essa formação continuada é uma maneira de contribuírmos ainda mais com o conhecimento, e quando se trata dos cuidadores dos nossos bebês e crianças isso ganha uma importância ainda maior. É um tema de muita relevância, principalmente com as recentes mudanças que foram realizadas no que se trata ao cardápio que foi determinado pelo MEC e que passará a ser servido aos nossos estudantes”, destacou Aurenitha Morgana de Souza , Secretária Municipal da Educação.

Karla Patrícia, diretora da educação infantil destacou que o encontro faz parte de uma programação de capacitações que visa proporcionar mais atenção e cuidados para às crianças da educação infantil do município.

“É muito importante que a gente permaneça com essas formações. Realizamos recentemente o treinamento com as questões do banho e agora retomamos o ciclo de formação com o tema “O Caminho da Alimentação Saudável e da Saúde Bucal”, um momento de bastante estudo com pessoas capacitadas na área, como a nutricionista Laís Cristina e a odontóloga Danila Figueredo que vem trazer conhecimentos para as nossas auxiliares de desenvolvimento infantis que trabalham nas creches do nosso município.”

Danila Figueredo, odontóloga do PSF, salientou a importância dos cuidados com à saúde desde a primeira idade.

“Tudo começa pela boca, a saúde inicia pela boca, por isso estamos hoje fazendo esse tipo de trabalho para auxiliar a estas pessoas que trabalham diariamente com o desenvolvimento infantil para já estabelecer não só uma boa alimentação, mas bons hábitos de higiene que vão influenciar suas vidas desde a infância até a sua vida adulta”.

A nutricionista Laís reforçou a fala da odontóloga no que tange a importância dos cuidados na primeira idade e frisou as novas mudanças propostas pelo programa nacional de alimentação escolar, PNAE.

“Trabalhar a alimentação saudável desde os primeiros anos de vida da criança é fundamental, pois é justamente nestes primeiros anos que a gente tende a formação de um hábito alimentar, então quanto mais a gente trabalhar uma alimentação saudável em um ambiente de creche, a gente garante que esta criança possa permanecer com estes bons hábitos até a fase adulta. Outro ponto importante desta nossa capacitação é justamente falar sobre as alterações impostas no meio do ano passado em relação ao PNAE, onde a legislação passou por um processo de atualização com a restrição de açúcar no cardápio das creches, bem como restrição dos alimentos que contenham açúcar em suas composições, a exemplo de mucilon, cremogema e tantas outras farinhas de mingau, bem como os alimentos ultraprocessados que não mais farão parte do cardápio das nossas crianças de creche”, completou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação