2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância celebra Dia do Barco de Fogo com programação diversificada

09/06/2022 às 20h23

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Dia 11 de junho é uma data especial no calendário cultural do Estado de Sergipe, e em particular, para Estância, cidade que não só respira cultura, mas que carrega em seu codinome o título de Berço da Cultura Sergipana.  Essa data celebra o ‘Dia do Barco de Fogo’, que foi criado como uma homenagem a Francisco da Silva Cardoso, mais conhecido por Chico Surdo, o inventor do principal símbolo da cidade, que nasceu em 11 de junho de 1907 na Rua Voluntários da Pátria, Bairro Botequim, daí o embasamento para que essa data seja a escolhida para comemorar o “Dia do Barco de Fogo”. 

O dia dedicado a ele foi instituído no calendário oficial do Estado de Sergipe  através do Projeto de Lei n°117/2011 de autoria do então Deputado Estadual Gilson Andrade, atual prefeito de Estância, dando origem a Lei nº 7.301/2011. Através dessa lei, Gilson Andrade almejou a valorização e preservação dessa cultura que há décadas surgiu e desde então encanta gerações. O Barco de Fogo está intimamente enraizado dentro da cultura e da paixão dos sergipanos, fazendo a alegria, embalando sonhos e seduzindo a todos com sua beleza que lhes é peculiar.

Para celebrar esta data, este ano a Prefeitura preparou uma super programação que contempla apresentações de batucada, 11 barcos de fogo acompanhados de 11 dúzias de espadas, além de trios pé de serra e o show do forrozeiro Geraldo Cardoso, sem contar com  um grande cortejo cultural que sairá do Porto D'areia com destino a Praça Barão, oportunidade onde os fogueteiros farão um grande show pirotécnico por todo o percurso.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação