2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Cortejo dos Marujos de Chico  Surdo  alegra noite junina de Estância

Fonte: Secom
13/06/2022 às 13h08

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Estância segue exitosamente com a sua programação junina de 2022, a qual elenca uma infinidade de atrativos que faz da cidade de Gumercindo Bessa um dos roteiros juninos mais disputados deste São João.

No último sábado (11) a programação foi ainda mais pujante com o cortejo “Os Marujos de Chico Surdo”, composto de fogueteiros, grupos folclóricos, repentistas, soltura de espadas, samba de coco, com desfile que se iniciou no tradicional Bairro Porto D’Areia, onde a cultura junina é colossal.  

O cortejo, que tem por finalidade fazer uma deferência ao inventor fogueteiro Chico Surdo, puxou um imenso cordão de brincantes, de agentes culturais e admiradores que percorreu as principais ruas do comércio.

Os marujos ressaltam que o objetivo é enfatizar o legado de Antônio Francisco da Silva Cardoso, conhecido por Chico Surdo, que lá pelo final da década de trinta, do século XX, cristalizou o seu invento,  sendo atualmente  uma das principais identidades do São João estaciano.

As noites juninas de Estância têm sido marcadas pela presença de visitantes e turistas de várias regiões do país que lotam os espaços de festa. A turista, Fabiana, de São Paulo, classificou muito interessante a forma que é festejado o São João em Estância. “Eu vim para conhecer o barco de fogo que é muito famoso. Estou apaixonada. Pretendo voltar no ano que vem”. 

Igualmente expressou o turista Bruno, de São Paulo: “Costumo vir a Estância nesta época. Há dois anos deixei de vir por conta da pandemia. É uma beleza aos olhos o barco de fogo, um encanto, muito bonito. Toda vez que venho aqui parece a primeira vez”, salientou.

A data 11 de junho é o dia em que se festeja o Dia do Barco de Fogo em Sergipe. Dia do nascimento de Chico Surdo (11/6/1907).   Da autoria do ex-deputado Gilson Andrade, a Lei nº 7.301/2011 instituiu a data 11 de junho no Calendário Oficial do Estado de Sergipe como uma forma de homenagear Chico Surdo e difundir a cultura do Barco de Fogo, carro-chefe dos festejos juninos da cidade..

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, representou o governo do Estado e se encantou com a dimensão que o evento auferiu.

“É dia de alegria que torna Estância um patrimônio na inteligência de toda gente brasileira com o seu barco de fogo. Trago aqui o abraço do governador Belivaldo Chagas, o abraço ao prefeito Gilson Andrade que faz um excelente trabalho à frente deste município, bem como a todos os que fazem esta grande homenagem a Chico Surdo”, pontuou.

“Depois de dois anos sem São João, agora retornando, todas as noites temos  atrativos no arraial. Com toda essa energia do nosso povo, a gente compartilha com os munícipes e visitantes a alegria de ver o barco de fogo e de prestar essa homenagem ao saudoso Chico Surdo”, disse o vice-prefeito André Graça.

O prefeito Gilson Andrade lembrou que o cortejo Marujos de Chico Surdo, pela primeira vez, desfilou no São João de 2019, homenagem idealizada por Reginaldo Lima, Gil e Breno Vitor. Após o intervalo de dois anos, volta com força total diante da apoteose vista na data em tela.

“Hoje estamos aqui fortalecendo ainda mais a cultura popular. Não é a toa que a representante do Estado está aqui nesta noite. Sai de Aracaju, com uma extensa agenda, dá prioridade à festa de Estância. Sua presença, Conceição, valoriza este movimento. O nosso barco de fogo hoje representa o símbolo dos festejos juninos de Estância e de Sergipe. Estância é lembrada nos quatro cantos deste país pela força dos seus fogueteiros e beleza do seu barco de fogo. Não somos de qualquer lugar, somos da Capital Brasileira do Barco de Fogo”, completou.  

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação