2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura leva à zona rural o Projeto Forró no Campo

Fonte: Secom
08/06/2022 às 10h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O São João de Estância é dos mais extensos do estado, com duração de 30 dias; inicia-se em 31 de maio e segue até dia 29 de junho; nesse período o município se veste de verdadeiro arraial a céu aberto. Na tarde de ontem, 07, a Secretaria Municipal da Educação iniciou o projeto FORRÓ NO CAMPO, no Povoado Muculanduba, na  Escola Virgílio Lima, onde também reuniu alunos da escola municipal Arlete Nunes Libório, do Povoado Ouricuri.

O Forró no Campo é levado à zona rural nos dias 07, 08, 09, 10, de junho, onde são ofertadas atividades lúdicas envolvendo alunas, alunos, professores, com participação de mães e pais de alunos. Povoam a programação: dança da cadeira, dança da laranja, corrida do ovo, quebra-pote, apresentações, o tradicional forró pé de serra, barco de fogo, batucadas, soltura de espadas.

O prefeito Gilson Andrade se fez presente e em sua dissertação parabenizou a equipe da educação, as mães e pais de alunos pelo envolvimento com a escola. Falou da sua alegria de estar retomando o Forró no Campo após dois anos de interrupção por conta da pandemia. Lembrou do servidor e amigo Breno Vitor, que organizava as brincadeiras como animador  que dizia – Afasta, afasta, afasta -, isso para organizar o público presente.

“Estamos aqui hoje, juntos, iniciando a retomada dos festejos juninos do Forró no Campo, não só com a equipe de professores, mas também com as senhoras e os senhores. Vejo aqui uma grande união, pessoas felizes, a brincarem, a interagirem, então eu fico muito feliz pela condição de estar à frente do Município criando essas oportunidades de valorização da nossa cultura maior e de integração das comunidades”, acentuou.                 

“Nossa gestão possibilitou às comunidades rurais a cessão de horas de trator, distribuição de sementes de milho e, também, de adubo orgânico, isso, com o fito para que o milho verde chegasse aos centros de vendas e as mesas dos estancianos”, continuou o prefeito.

“Estamos pagando dentro do mês os salários dos servidores, pensionistas e aposentados. Investimos na aquisição de ônibus do transporte de estudantes; adquirimos uma Unidade Móvel de Saúde que leva atendimento médico às comunidades onde não existem UBS, começamos hoje pela comunidade da Muculanduba; estamos realizando obras de infraestrutura, de pavimentação, reforma e construção de praças, investindo mais de R$10 milhões em recursos. E estamos realizando um grande São João, valorizando a cultura popular, valorizando os artistas locais, os fogueteiros, com trinta dias de festa”, finalizou o prefeito.

O Forró no Campo segue: dia 07, Escola Municipal Virgílio Lima (Povoado Muculanduba); dia 08, Escola Municipal Humberto da Silveira (Pousada do Padre); dia 09, Escola Municipal Professora Joaquina de Souza (Colônia entre Rios); Escola Municipal Governador Antônio Carlos Valadares (Escola Agrícola).

O Projeto Forró no Campo compartilha com as comunidades rurais a programação junina da cidade. Estância é reconhecida pela extensa programação que dura 30 dias e leva os atrativos a diversos pontos do município.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação