2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura lança Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Estância

Fonte: Secom
10/03/2022 às 08h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


 

Como parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Estância protagonizou na manhã dessa quarta-feira (9) solenidade de lançamento da Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Estância, ato que ocorreu no Palácio Prefeito Pascoal Nabuco, sede da Câmara Municipal, no plenário Filadelfo Luiz da Costa.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro Regional Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM), coordenou o evento e teve como parceira a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM).  Contou com a presença do prefeito municipal Gilson Andrade, da Dra. Cecília Nogueira - Promotora de Justiça e curadora da Mulher; da Capitã Fabíola Góes - coordenadora da Ronda Maria da Penha.

“A sociedade precisa conhecer a nossa rede de enfrentamento à violência contra a mulher, estamos aqui hoje para mostrar à sociedade estanciana  o que a rede de apoio às mulheres pode contribuir ainda mais nesse enfrentamento. Quero dizer às mulheres que vivem essa situação  de violência, que não se sintam sozinhas, vocês não estão sozinhas. Não só as mulheres, mas também a família, os filhos”, ressaltou a secretária da Assistência, Danielle Muhlert.

“Nós estamos lançando essa cartilha, que ficará também disponível no site oficial, para que a rede possa ser ainda mais fortalecida, possa ainda mais estar em contato. Desde 2020 que o prefeito nos cobra essa cartilha e hoje chegou o grande dia em que ele fará o lançamento da referida, também no formato digital; é um trabalho excelente que sem dúvida será de grande valia que deve chegar à sociedade”, expôs Guadalupe Batista, coordenadora do CREAM de Estância.

“Essa cartilha deve ser entregue a toda a sociedade estanciana para que possamos juntos reduzir, substancialmente, os delitos que todos os dias a mulher sofre. É inconcebível em pleno século XXI a mulher ser agredida dentro da sua própria residência. Na maioria das vezes por alguém que ela se relacionou ou que se relaciona. Estância sai na frente, lança mas  já faz há algum tempo. Esse lançamento é um ato simbólico, mas que tem um grande poder”, explanou o prefeito.

“A Rede Pública Municipal, com o suporte da Secretaria da Assistência, CRAS, CREAS, Casa Acolhedora do Menor, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria da Defesa Social, com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar (Ronda Maria da Penha), são muitos os entes envolvidos nesta luta de combate à violência doméstica que sofre a mulher. Combater a violência contra a mulher é uma luta que é de todos nós”, ilustrou o prefeito Gilson Andrade.

“Essa cartilha para o MP significa um pontapé simbólico de uma realidade de sedimentação da Rede. Que quer dizer esse apoio, de todos os órgãos e instituições que estão de mãos dadas, expostos, para atender, dar o socorro preciso. Nessa cartilha a mulher vítima vai saber a quem se dirigir, o que buscar propriamente dito. A mulher vai saber com quem falar, vai ter a educação, a saúde, a assistência social, o Ministério Público, o CREAS, qual o canal de atendimento, qual o e-mail, qual o telefone e, assim, possa ter um atendimento de melhor qualidade”, acentuou a promotora de Justiça, doutora Cecília.  

“Este evento é um ato histórico e, que, por meio dessa cartilha, vai trazer muitos avanços no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Estância está de parabéns, pois é visto o interesse dos órgãos, das pessoas que compõem os órgãos aqui representados, todos aqui com o mesmo objetivo no sentido de que a luta seja menor, que as mulheres possam ter a cada dia o poder de serem livres, com o direito de ir e vir, isso é muito grandioso. A Ronda Maria da Penha contribui com a rede de atendimento à mulher, a PM está apresente levando segurança para essas mulheres”, disse a capitã Fabíola. O evento foi prestigiado pelo grupo "Mulher Diversos" e pela poetisa Nadir Cristina, com recitação de poemas.

Marcaram presença: Marcela Souza (Delegada de Polícia da DAGV Estância); Alex Porto (vereador), Alinete Soares (vereadora), Misael Dantas (vereador/presidente da Câmara Municipal); Karina Liberal (presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher); secretários municipais, imprensa local.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação