2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Finados: Prefeitura de Estância estimula antecipação de visitas aos cemitérios

30/10/2020 às 07h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com a proximidade do feriado do Dia de Finados, data em que os cemitérios recebem um grande fluxo de pessoas, a Prefeitura de Estância tem adotado uma série de medidas de prevenção à Covid-19.

As equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos anteciparam os trabalhos de limpeza nos cemitérios municipais, para que eles estejam liberados durante todo o final de semana. Como a expectativa é receber um grande número de pessoas, a Prefeitura de Estância orienta as famílias que pretendem fazer visitação aos túmulos de familiares, que antecipem a visitação e prestem suas homenagens em outros dias que antecedem o feriado, evitando assim as eventuais aglomerações da data de finados.

A partir da sexta-feira, 30, a população já pode fazer a sua visitação. Os portões estarão abertos das 8h às 12 e das 14 às 17 horas na sexta, sábado e domingo. Já na segunda, Dia de Finados, o horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Neste dia especificamente, os cemitérios municipais, bem como os particulares, deverão obedecer aos protocolos de segurança como: uso obrigatório de máscara, controle de acesso, aferição de temperatura, disponibilização de álcool a 70%, evitar contato físico, abraços e aglomerações de pessoas mantendo o distanciamento social de no mínimo 1,5 m do próximo. Outra orientação é permanecer o menor tempo possível no local (máximo de 30 minutos), para que haja uma satisfatória movimentação de pessoas, sem aglomeração, considerando o enfrentamento à pandemia.

É importante ressaltar que no Dia de Finados, só serão permitidas ações de higienização, ou seja: limpeza/lavagem nos túmulos. Sendo assim, não serão permitidas celebrações, cultos ecumênicos ou missa no ambiente do cemitério a fim de evitar aglomeração, nem a comercialização de produtos ou entrada de alimentos no local.

Nas unidades municipais, haverá fiscalização e controle nas entradas dos cemitérios, realizando a aferição de temperatura e aplicação de álcool gel, bem como, orientando a população sobre o uso obrigatório de máscaras e a necessidade de se evitar aglomerações.

Já o comércio de flores, arranjos e ornamentos praticados tradicionalmente por comerciantes ambulantes poderá ser feito na área externa em local específico, em espaço padronizado disponibilizado pelo poder público municipal.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação