Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
O horizonte para a recomposição da oferta de água no período de estiagem é abastecer os reservatórios dos povoados mais castigados com carro pipa. Até o mês de março, quando as chuvas vão estar de volta, esse atendimento terá continuidade, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal.
A Prefeitura de Estância tem atuado de forma habitual no atendimento aos povoados que enfrentam redução do volume de águas neste período (verão). Com a estiagem, poços, fontes, riachos têm a oferta de água reduzida, o que muitas das vezes aperreia as famílias, privando-as de realizar tarefas básicas, de atender aos animais, aves, etc.
A estiagem não é bom para o meio ambiente, pois aumenta o risco de queimadas, reduz a qualidade do ar, causa problemas respiratórios, afeta a agricultura, entre outras dificuldades, contribui para baixar o volume das águas.
No começo desta semana, na segunda-feira, 18, a Secretária de Desenvolvimento Econômico abasteceu com carro pipa os povoados Pastinho (40 mil litros), Miranguinha (30 mil litros), também foram abastecidos o assentamento Agrosul, povoados Sítio Novo, Curuanha, Dizilena, Curimãs.
A cautela do prefeito Gilson Andrade é incessante, tem determinado que sejam atendidas todas as comunidades afetadas com a estiagem, garante o secretário da Pasta, Carlos Blinof.
O abastecimento continua seguido de outros serviços como o de manutenção de quadros elétricos de motorbombas que atendem as comunidades do Rio Fundo III e do Povoado Pastinho, realizados no dia de ontem (21). Há pouco dias a Prefeitura ampliou a capacidade do reservatório de água que abastece o Povoado Curimãs, de 5 mil litros para 15 mil litros de água.
PREFEIITURA DE ESTÂNCIA
@prefestancia