2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Salva junina exibe riqueza cultural na abertura do São João de Estância

Fonte: Secom
31/05/2023 às 22h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O momento tão esperado pelos estancianos e visitantes aconteceu nas primeiras horas da noite desta quarta-feira, 31, com a abertura dos festejos juninos que se deu com a tradicional Salva Junina, a qual reuniu atrativos culturais num cortejo plural que se deu no percurso da Igreja São Francisco de Assis (Cidade Nova) ao Pórtico na Entrada do Valadares. No pavilhão da Igreja São Francisco de Assis foram içadas as bandeiras de São João, Santo Antônio e São Pedro, pelo prefeito municipal Gilson Andrade, pelo  presidente da Câmara Municipal, Cristóvão Freire e pelo presidente da Associação de Fogueteiros, professor Dió, seguida da bênção do pároco Alessando. Ato solene que marca oficialmente a abertura dos festejos juninos da cidade.

O percurso de aproximadamente três quilômetros foi a vitrine de exibição de forrozeiros, cantadores populares, quadrilhas juninas, grupos de batucadas, rainhas do São João, repentistas, brincantes, agentes culturais, fogueteiros, soltura de espadas (pirotecnia); uma odisséia de riquezas material e imaterial que diferencia o São João da cidade Capital Brasileira do Barco de Fogo dos demais municípios sergipanos.

A chegança se deu no Pórtico de elevação da cultura do barco de fogo, na Entrada do Conjunto Valadares, onde o prefeito Gilson Andrade acendeu a fogueira junina e o padre Nivaldo Soares celebrou a bênção da fogueira. Ao falar aos presentes, o prefeito os convidou a se divertirem nesta noite com os shows artísticos no forródromo, bem como agradeceu aos grupos folclóricos, aos agentes culturais, aos fogueteiros, ao público que se fez presente.

“Esta é a perpetuação da cultura popular que só Estância tem! Por isso a gente precisa fortalecer ainda mais esse sentimento de estancianidade. Só Estância tem batucadas! Só Estância tem espadas! Só Estância tem barco de fogo! Demos hoje o pontapé inicial com muita garra, com muita fé, uma festa bonita. Se Sergipe é o País do forró, como disse Rogério Cardoso, Estância é a Capital Brasileira do Barco de Fogo”, acentuou o prefeito Gilson Andrade.  

O cortejo cultural foi selado com a soltura de espadas e barcos de fogo no entorno da Praça do Pórtico de elevação da cultura do barco de fogo.

A noite festiva tem sequência no forródromo ‘Antônio Rogério’, a partir das 22 horas, onde o cantor estanciano Tyta Barão é a primeira atração da noite com sua pegada jovem no ritmo do piseiro, seguido do forró das antigas com a Banda Forró Maior, sequenciada pelo forró romântico da Banda Calcinha Preta e, para fechar a noite da salva junina, Nattanzinho, grande nome da nova geração, cantor do hit 'Tem Cabaré Esta Noite', faz o público pegar o sol com a mão.

Um público superior a vinte mil espectadores é esperado no forródromo, cristalizando o evento como um dos maiores das últimas décadas. O povo estanciano, com a sua cultura de delicadeza e cordialidade, dá boas-vindas aos visitantes e turistas e acentua uma das festas mais ecléticas já realizadas na cidade de Estância.

Marcam presença: o vice-prefeito André Graça, o presidente da Câmara Municipal, Cristóvão Freire; os vereadores Dode, Zé da Paz, Matheus Machado, Artur Oliveira, Isaías (Nego Bia), Tertuliano Pereira, Kaíque Freire, Jorginho da Praia e a vereadora Alinete Soares; a cobertura jornalística foi efetivada pela TV Sergipe, TV Atalaia/Record, Rádio Rio FM, Rádio Marazul FM; tambem presentes secretários municipais e adjuntos.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação