2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Atual Governo

  • BIBLIOGRAFIA DO PREFEITO GILSON ANDRADE DE OLIVEIRA

    Nascido em 24 de novembro de 1961, no povoado de Matapoã, região norte do município serrano de Itabaiana, Gilson Andrade de Oliveira é filho do trabalhador rural, Antônio Vieira de Oliveira, e da professora do ensino fundamental, Valdice Andrade de Oliveira, de uma prole de cinco irmãos.

    Gilson Andrade destacou-se dentre os melhores alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, região agreste de Sergipe, onde cursou o ensino fundamental e médio. De 1980 a 1986 trabalhou no Banese na função de Escriturário e, assim, pode custear seus estudos na Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Federal de Sergipe, onde ingressou em 1982 e concluiu o curso de Medicina em 1988.

    Em 1989 atuou como médico plantonista da clínica Santa Lúcia, médico e funcionário da Plamed e da Sulgipe. Em 1994 foi aprovado no concurso do Ipes para Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia para o município de Estância. Na oportunidade, a convite de um colega médico, assumiu um plantão no Hospital Amparo de Maria – HRAM, que o motivou a mudar-se para Estância. Tempos depois, implantou uma clínica de ultrassonografia, a “Clínica da Mulher”, que atende a região Sul do Estado oferecendo os serviços de Ginecologia e Obstetrícia.

    Pai de dois filhos, desde cedo o médico Gilson Andrade demonstrou vocação pela política. Em 1995 assumiu a Secretaria Municipal da Saúde de Estância, e uma das suas metas foi a Interiorização das Ações de Saúde levando o atendimento médico para as famílias carentes, principalmente as da zona rural. Em 2003, por conta da sua atuação médica, lhe foi concedido o título de Cidadania Estanciana pela Câmara Municipal.

    Foi candidato a Vice-prefeito de Estância nas eleições municipais de 2004 exercendo o cargo até dezembro de 2008 junto a Ivan Leite, quando realizaram uma memorável campanha eleitoral com quem participou ativamente de todos os momentos da reconstrução política e social de Estância, tendo como foco a Educação, Saúde, Social e obras estruturantes. É membro do Rotary Clube de Estância, onde assumiu a presidência em 2007.

    Em 2010 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) com 15.395 votos, sendo que mais de 35% desses votos foram apurados nas urnas da cidade de Estância. Em 2014 foi reeleito para segundo mandato e teve uma votação bastante expressiva atingindo a marca de 26.160 votos. Na Assembleia Legislativa assumiu grandes responsabilidades como Presidente da Comissão da Saúde; Vice-Presidente da Comissão de Energia e Comunicação e membro das Comissões de Economia, Finanças, Orçamentos e Tributação; de Educação, Cultura e Desporto; e Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo. No biênio 2012/2013 manteve a presidência da Comissão da Saúde e assumiu a vice-presidência da Comissão de Administração e Serviço Público, tornou-se membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Educação, Cultura e Desporto. No 1º biênio (fev/2015-jan/2017) atuou como membro da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social; Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação; Comissão de Educação, Cultura e Desporto; e da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente.


  • BIOGRAFIA DA VICE PREFEITA ADRIANA OLIVEIRA SANTOS LEITE

    Nascida em 18 de outubro de 1975, em Aracaju, Adriana Oliveira Santos Leite é a primogênita do casal Washington Alcino dos Santos e Nailda Oliveira Santos, de uma prole de quatro irmãos, e casada com o empresário, ex-prefeito de Estância e ex-deputado estadual Ivan Leite.

    Adriana iniciou cedo sua vida profissional, ainda com 14 anos, já ajudava seu pai na farmácia da família, o que não atrapalhava o seu desempenho no colégio de Purificação, onde sempre foi uma excelente aluna, principalmente de língua inglesa. Devido a essa habilidade, aos 18 anos, “tia Adriana”, passou a lecionar inglês em várias escolinhas particulares dos bairros de Aracaju e do conjunto João Alves.

    Ela sempre esteve envolvida em atividades ligadas à escola, ao esporte, à dança e ao evangelho. Foi aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, onde concluiu seu ensino médio. Cantou em coral, praticou handball, fez jazz, inglês e trabalhou ativamente nas atividades docentes da igreja como professora de seminário para jovens. Ainda consagrou-se Garota Atheneu e Miss Nossa Senhora do Socorro, para orgulho do seu pai.

    O amor à Educação e a vocação pela licenciatura, levaram Adriana à sua primeira graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal de Sergipe. A professora Adriana Oliveira, trabalhou em várias escolas, principalmente nas cidades de Aracaju, Japaratuba, Itaporanga D`Ajuda, São Cristóvão e em 2004 chegou como professora, através do processo seletivo coordenado pela professora Geovana da Oliveira Lima à Cidade jardim, Estância, na região de Porto do Mato para trabalhar na Escola Luz e Vida, com Pe. Humbert Leeb e com a professora Geovana, com quem nutre uma amizade. Através do seu trabalho, foi escolhida por Geovana para ser seu “braço direto” e desenvolver um trabalho naquela região; tornando-se Supervisora das Escolas da Praia, através da Secretaria Municipal de Educação. No ano seguinte, a professora Adriana tornou-se Diretora do Cadastro Único, desenvolvendo um trabalho ímpar ao ampliar o número de famílias atendidas.

    Em 2007 tornou-se chefe de gabinete na administração do então prefeito, Ivan Leite e Coordenadora da luta pelo fim violência contra a mulher, atividade destacada através do projeto AME-SE, Ação das mulheres de Estância Sergipe. Em 2014, Adriana Leite concluiu sua segunda graduação e tornou-se Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. É presidente do PRB Mulher do Estado de Sergipe, Partido Republicano do Brasil e também do Diretório Municipal de Estância onde desenvolve e participa de vários trabalhos sociais e defende o crescimento do protagonismo da mulher na política.

    EM 2014 foi nomeada pelo Governo do Estado de Sergipe Diretora Administrativa e Financeira da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe – Pronese, e em 2015 assumiu a Superintendência da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, cargo que pediu a exoneração em 2016 para concorrer ao pleito eleitoral deste ano.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação